Querebentã de Zomadônu

ferretti11Casa das Minas é o nome pelo qual é conhecido o mais antigo terreiro de tambor de mina de que se tem notícia no Maranhão, sendo provavelmente o que deu origem a esse culto em terras maranhenses, e que aqui serviu de modelo a outras casas semelhantes. É também chamada de Casa Grande das Minas ou Casa das Minas Jeje, por ter sido fundada por negros jeje, denominação dada a grupos étnicos provenientes do sul do Benim – o ex-Daomé -, vindos em grande número para o Brasil no século XIX.

A Casa das Minas é ainda chamada de Querebentã de Zomadônu, ou Terreiro de Zomadônu, nome da divindade protetora dos seus fundadores. Fundada em inícios do século XIX, é considerada a casa-mãe dos tambores de mina do Maranhão e da Amazônia, embora formalmente não haja outras que lhe sejam filiadas.

O trabalho apresenta descrição e análise deste centro religioso, que se continua há mais de um século e meio. Refere-se à teogonia e descreve os principais ritos. Após anos de contatos íntimos com os participantes conseguiu penetrar em aspectos desta religião e presenciar festas públicas que até hoje não tinham sido descritas em detalhes. Descreve cânticos e danças, alimentos rituais, trajes cerimoniais.

Trata-se da terceira edição ilustrada e revista desta obra, considerada uma contribuição importante ao estudo das religiões afro-brasileiras.