I Simpósio Regional Sul da ABHR – Inscrições!

Fiquem atentos ao cronograma:

31 de agosto de 2013: Data-limite para envio de resumo.

06 de setembro de 2013: Data-limite para pagamento inscrição apresentadores/as.

13 de setembro de 2013: Data-limite para envio de texto completo.

10 de outubro de 2013: Data-limite para inscrição para ouvinte.

11 de outubro de 2013: Data-limite para pagamento para inscrição ouvinte.

17 a 19 de outubro de 2013: Realização do Simpósio.

19 de outubro de 2013: Publicação dos anais eletrônicos do Simpósio.

Mais informações no site: http://www.est.edu.br/eventos/i-simposio-regional-sul-da-abhr/

Lançamento: “Compêndio de Ciência da Religião”

 “Marco na história da pesquisa no Brasil, o Compêndio de Ciência da Religião sai no momento em que a nova área de Ciência da Religião e Teologia conquista sua autonomia acadêmica (Capes, Mec).
A obra considera a Ciência da Religião partindo de uma reflexão de caráter metateórico, indicando a história do campo, questões epistemológicas de fundo, e relações com disciplinas peculiares (Filosofia da Religião, Teologia) [Parte I].
Em seguida, enfoca as Ciências Sociais da Religião, pretendendo oferecer uma visão ampla das correntes teóricas e dos temas atuais em discussão na área [Parte II].
A Psicologia da Religião recebe um tratamento destacado, visando fornecer um guia seguro sobre o quê e o como as ciências da psique estão se desenvolvendo na Academia. O eixo central é psicológico, mas se relaciona de forma interdisciplinar não só com interlocutoras antigas (Filosofia, História), como também com novas parceiras (Ciências Biológicas, Neurociências) [Parte III].
O quarto grupo de verbetes gira na órbita da linguagem e circunscreve a categoria da experiência religiosa, considerando suas relações com a primeira. A Ciência da Religião confronta-se com os usos linguísticos das diversas religiões e da história das religiões e perscruta como as linguagens estruturam as religiões [Parte IV].
O tema geral da última seção é relativamente novo e consiste na apresentação de uma Ciência da Religião Aplicada, a saber, explora o que se pode fazer com os resultados dessa ciência para ajudar a desenvolver normas, modelos e procedimentos de uma prática nela baseada. Essa aplicação visa contribuir socialmente em vista da paz, da humanização e da mediação de conflitos culturais-religiosos. Isso implica focar o desenvolvimento de programas que organizem a ação e o exercício da cidadania. Daí a oportunidade representada por este Compêndio, e por esta parte em particular, de pensar a Ciência da Religião a partir dos frutos sociais que dela se esperam [Parte V].
Organizado em cinco seções temáticas – Epistemologia da Ciência da Religião, Ciências Sociais da Religião, Ciências Psicológicas da Religião, Ciências das Linguagens Religiosas e Ciência da Religião Aaplicada – o presente Compêndio tem como objetivo contribuir para a discussão sobre a posição institucional, as especificidades e as conquistas intelectuais da Ciência da Religião.
Organizado por professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC-SP, reúne reflexões de dezenas de autores, do Brasil e de outros países, que atuam e pesquisam essa área de conhecimento.”

Mais informações em: http://www.paulinas.org.br/loja/?system=produtos&action=detalhes&produto=524131