Simpósio Regional Sul: Bibliografia escrita por mulheres é pouco recorrente em trabalhos de estudantes de Teologia

Fonte: http://www.est.edu.br/noticias/visualiza/bibliografia-escrita-por-mulheres-e-pouco-recorrente-em-trabalhos-de-estudantes-de-teologia

“Ao realizar um levantamento dos trabalhos acadêmicos produzidos no contexto do Bacharelado em Teologia da Faculdades EST, os pesquisadores André Musskopf e Marcia Blasi revelaram a invisibilidade de mulheres citadas nas bibliografias, o que revela que os estudantes leem pouco sobre aquilo que as mulheres escrevem.

Os resultados da pesquisa foram apresentados em mesa temática do I Simpósio Regional Sul, reunido em São Leopoldo entre 17 e 19 de outubro, e promovido pela Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR).

Segundo André, a maioria absoluta dos orientadores dos trabalhos que integram o acervo da biblioteca é homem. Ele revelou também que, primeiro, aparecem mulheres na bibliografia, depois em partes dos trabalhos, depois nos títulos e, finalmente, tem início uma produção feminista mais sistemática a partir da década de 60.

“A Teologia Feminista, em permanente construção, não quer ser um ‘enfeite’ à Teologia, mas sim gerar uma revolução na maneira de ser Igreja”, enfatizou Marcia. A pesquisadora, que coordena ao lado de André o Programa de Gênero e Religião da EST, enfatizou ainda que a Teologia Feminista é pensada por homens e mulheres que buscam equidade de gênero e que questionam as formas históricas de dominação.

Coordenador do simpósio, o professor Dr. Oneide Bobsin mencionou que, ao acolher as atividades do I Simpósio Regional Sul, a EST dá mais um passo para se inserir nas discussões sobre as religiões no Brasil. Além disso, sublinhou, o encontro está oferecendo ampla visibilidade à produção teórica de qualidade desenvolvida por pesquisadores da instituição.

Também como coordenador do evento, o professor Dr. Valério Schaper explicou que, a partir de 2013, a ABHR começou a realizar encontros regionais nos anos ímpares e encontros nacionais nos anos pares. “Essa foi uma mudança estratégica a fim de captar ainda mais a diversidade religiosa e as singularidades regionais na produção dos estudos da religião”, frisou.

Professor da PUC-Minas e presidente da ABHR, o doutor em Ciências da Religião, Wellington Teodoro da Silva, mencionou que a temática norteadora do encontro –

“Cartografias do Sagrado: religião, espaço e fronteiras” – responde a uma tradição do Rio Grande do Sul de estudar questões vinculadas ao lugar e ao espaço.

Wellington fez especial menção ao refinamento de análise dos palestrantes e à estrutura de acolhida ao evento oferecida pela Faculdades EST.

O encontro de São Leopoldo reúne 11 simpósios temáticos que discutirão, entre outras questões, as interfaces entre Religião e Educação; a história das mulheres na história da teologia e das religiões; os lugares e territórios dos Direitos Humanos; e as fronteiras religiosas e teológicas entre pentecostalismo e neopentecostalismo.

Promovido pela ABHR, o I Simpósio Regional Sul conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).”

 

Jornalista responsável: Micael Vier Behs

– See more at: http://www.est.edu.br/noticias/visualiza/bibliografia-escrita-por-mulheres-e-pouco-recorrente-em-trabalhos-de-estudantes-de-teologia#sthash.mGDNWskE.dpuf

Nova edição da Revista Plura

Caros amigos,
O novo número de Plura, Revista de Estudos de Religião (v. 4, n. 1, 2013)
está disponível online. Sejam bem-vindos.

Dear friends,
The new edition of Plura, Journal for the Study of Religions (v. 4, n. 1,
2013) is available online. Please, be welcomed.

Arnaldo E. Huff Jr.
Editor

PLURA, Revista de Estudos de Religião / PLURA, Journal for the Study of
Religion
Vol. 4, No 1, jan-jun (2013)
Sumário
http://www.abhr.org.br/plura/ojs/index.php/plura/issue/view/11

I Simpósio Regional Sul da ABHR na Escola Superior de Teologia

Conferência de Vítor Westhelle durante os trabalhos do I Simpósio Regional Sul da ABHR

Com o tema “Cartografias do sagrado e do profano: religião, espaço e fronteira”, realizou-se o I Simpósio Regional Sul da Associação Brasileira de História das Religiões na Escola Superior de Teologia – EST – na cidade gaúcha de São Leopoldo. Essa foi a primeira vez que um evento da ABHR aconteceu em um estado do sul do Brasil, e isso em uma das  grandes escolas brasileiras de Teologia. As conferências transcorreram com alto nível de qualidade. Até o momento, a regionalização da associação tem-se demonstrado uma opção exitosa. Agradecemos aos professores e funcionários da EST nas pessoas do Prof. Dr. Valério Schaper e do Prof. Dr. Oneide Bobsin, Magnífico Reitor da EST.

Portal da Escola Superior de Teologia: www.est.edu.br