Regionalização da ABHR

Prezadas e prezados colegas!

O processo de reestruturação da ABHR está seguindo seu curso. Nesse ano de 2013, aconteceram três simpósios regionais: Nordeste, na UFCG, como tema “Religião, a Herança das Crenças e as Diversidades de Crer”; Sul, na EST, como tema “Cartografias do sagrado e do profano”; e Sudeste, na USP, com o tema “diversidades e (In)Tolerâncias Religiosas”.  Esse movimento responde à ressentida necessidade reforma do estatuto da Associação.

Esse movimento se apresenta como respostas pequenas, mas decididas, às demandas do atual momento da Universidade brasileira tanto no interno do crescimento e diversificação de interesses do campo de estudos das religiões quando em sua expansão e interiorização no território nacional.

Estamos vendo com otimismo esse processo.

As questões acumuladas ao longo dos 14 anos da Associação parecem ter encontrado um caminho razoável de condução. Convidamos todos os colegas que eventualmente participam dos eventos da ABHR para se aproximarem de maneira continuada para participações orgânicas na sua condução e gestão.

Também convidamos todos(as) os(as) colegas para fazerem suas apreciações e análises do atual processo pelo qual passamos. Enviem para o e-mail presidente@abhr.org.br

Essas opiniões são importantes. Será adequado chegar no congresso nacional de 2014 em Curitiba com uma maturidade e diálogo sobre esse processo. O tempo da assembleia é sempre reduzido para uma discussão profunda. Vamos discutindo até lá.

Um abraço fraterno!

 

Diretoria da ABHR

I Simpósio Sudeste da Associação Brasileira de História das Religiões na Universidade de São Paulo

jossa patricia eu usp

Mesa sobre os 50 anos da encíclica Pacem in Terris.
Patrícia Martins – UNESP, Wellington Teodoro – PUC Minas, Frei Carlos Josaphat, EDT

Aconteceu entre os dias 29 e 31 de outubro de 2013 o I Simpósio Sudeste da ABHR na Universidade de São Paulo. O tema geral do evento foi “Diversidades e (In)Tolerâncias Religiosas”. Ele contou com a presença de pesquisadores do Brasil e do exterior. Agradecemos à universidade de São Paulo e aos colegas organizadores na pessoa do Eduardo Meinberg Maranhão. Convidamos todos os pesquisadores do tema religião de todas as áreas do conhecimento para acompanhar os eventos e publicações da ABHR. Esperamos que todos se sintam a vontade para inserirem-se de maneira orgânica nessa associação que tem colaborado, junto as demais, para a maturidade e adensamento desse campo de estudos no Brasil.