PRÊMIO ABHR DE TESES, DISSERTAÇÕES E TCCs

 

Ao longo da Assembleia Extraordinária realizada durante o segundo Simpósio Regional Nordeste da ABHR, realizado em setembro de 2015 na Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), foi aprovada a criação do Prêmio ABHR de Teses, Dissertações e TCCs. 

No segundo Simpósio Internacional / 15. Simpósio Nacional da ABHR, que aconteceu em julho de 2016 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Prêmio foi apresentado, e definido que a Comissão Científica da Associação definisse seus critérios para posterior aplicação.

Seguem as indicações para participação no primeiro Prêmio ABHR de Teses, Dissertações e TCCs  (Prêmio Pierre Sanchis). 

OBJETIVO:

Prêmio ABHR de Teses, Dissertações e TCCs  tem o intuito de estimular a produção e elaboração de teses, dissertações e monografias de qualidade que versem sobre religiões /religiosidades e tenham sido defendidas nos Programas de Pós-Graduação e Graduação adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação e Graduação.

CRITÉRIOS :

O trabalho deve:

  1. Ter sido redigido e defendido em língua portuguesa em Programa de Pós-Graduação ou Graduação brasileiro no período de 01/01/2018 30/03/2019, e aprovado por todos os membros da Banca Examinadora;
  2. Contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação dos estudos das religiões / religiosidades e de suas interfaces;
  3. Mostrar originalidade no tema abordado;
  4. Expressar pertinência teórica e metodológica de análise;
  5. Demonstrar clareza de escrita;
  6. Problematizar dados e fundamentar hipóteses;
  7. Empreender diálogos consistentes entre dados apresentados e interpretações realizadas;
  8. Mobilizar referenciais adequados para a reflexão que propõe;
  9. Redigir as referências de acordo com as normas da ABNT para publicação;
  10. Apresentar conteúdo e linguagem de acordo com critérios de não veiculação de preconceitos raciais, étnicos, sexistas, de gênero, religiosos e / ou de difamação e calúnias que possam ferir a integridade das pessoas citadas no trabalho e pessoas leitoras.

Atenção: não serão aceitas em nenhuma hipótese propostas com qualquer conteúdo apologético, devocional, confessional ou proselitista.

OBSERVAÇÕES:

  •  Integrantes da Comissão Avaliadora que possuírem pessoas orientandas inscritas no prêmio, não serão avaliadoras das respectivas categorias em que seus/suas orientados/as concorrem;
  • Integrantes da Comissão Avaliadora não poderão avaliar, em hipótese nenhuma, trabalhos de pessoas com quem possuam qualquer vínculo de parentesco.

REQUISITO:

Para concorrer ao Prêmio ABHR de Teses, Dissertações e TCCs, é necessário que a pessoa seja associada à ABHR e esteja com a anuidade de 2019 acertada até o dia de encaminhamento do e-mail com a documentação necessária para participação dessa seleção.

Observação: pessoas que são sócias-colaboradoras da ABHR são isentas de pagamento da anuidade e devem encaminhar a comprovação de que são sócias-colaboradoras da ABHR.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

  • Cópia eletrônica da Tese, Dissertação ou TCC;
  • Resumo de até 500 palavras elaborado pela pessoa autora, destacando os aspectos mais relevantes do trabalho realizado;
  • Concordância expressa da pessoa autora e de orientadoras/es para inscrição no concurso conforme o modelo disponibilizado Modelo de declaração  de concordância do/a orientador/a 
  • Listagem da produção intelectual – conforme as normas da ABNT – derivada da Tese, Dissertação ou TCC;
  • Comprovante de pagamento da anuidade de 2019 ou comprovante de sócia/o colaborador/a.

Prazo de envio: até 30 de março de 2019.

Encaminhar para abhrnordeste2019@gmail.com, com o título:

  • Prêmio ABHR de Teses, Dissertações e TCCs – Categoria Tese, ou
  • Prêmio ABHR de Teses, Dissertações e TCCs – Categoria Dissertação,ou
  • Prêmio ABHR de Teses, Dissertações e TCCs –  Categoria TCC.

PREMIAÇÃO:

  • 1º prêmio: R$ 500 + livros + certificação + indicação para publicação;
  • 2º prêmio: livros + certificação + indicação para publicação;
  • Menção Honrosa: livros + certificação + indicação para publicação.

Também será emitida certificação às pessoas que orientaram / co-orientaram os trabalhos premiados.

A premiação em dinheiro, livros e certificação somente será feita com a pessoa presente durante o ato de premiação, que ocorrerá durante o 3º Simpósio Nordeste da ABHR (21 a 23 de maio, na UFPB).

COMISSÃO JULGADORA:

Comissão Científica da ABHR e Comissão Científica do 3º Simpósio Nordeste da ABHR: Religião, Direitos Humanos e Laicidade: Resistências, Diversidades e Sensibilidades.