FÓRUM SOCIAL DA ABHR SUDESTE

A ABHR tem, como Associação que congrega pessoas não somente da área de História como das demais áreas das Ciências Humanas, um robusto histórico de envolvimento nas lutas pacíficas em defesa dos Direitos Humanos e dos direitos constitucionais. Como exemplo está toda a produção intelectual da Associação, especialmente advinda dos simpósios organizados pela mesma desde sua fundação, em 1999. Outro exemplo está na realização de seus Fóruns Sociais durante seus Simpósios. O primeiro Fórum Social Regional da ABHR (Fórum Social da ABHR Nordeste) foi realizado durante o segundo Simpósio Nordeste da ABHR, ocorrido na Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) em setembro de 2015 e conduzido por sua Direção Executiva, com apoio da Comissão Científica da Associação. Em 2016 foi realizado o primeiro Fórum Social Internacional/Nacional da Associação, por ocasião de seu segundo Simpósio Internacional/décimo-quinto Simpósio Nacional, acontecido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em fins de julho de 2016. Novembro de 2017 acolheu o Fórum Social da ABHR Sul durante a realização do terceiro Simpósio Regional Sul da ABHR. Em outubro de 2018 teve lugar o Fórum Social Internacional/Nacional da ABHR, no âmbito do terceiro Simpósio Internacional/décimo-sexto Simpósio Nacional, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Neste ano de 2019, o Fórum Social será parte da programação do 3º Simpósio Sudeste da ABHR: Laicidade e Pluralismo: Educação, Religiosidade e Direitos Humanos.

O Fórum Social da ABHR constitui-se em um espaço democrático, aberto e proficiente para a apresentação de moções e cartas de pessoas associadas a respeito de assuntos que envolvam os Direitos Humanos e constitucionais.

Lembramos que em 29 de outubro de 2018 a ABHR lançou a Campanha Nacional pela Laicidade do Estado, pautando assuntos que demandam pela nossa mobilização e participação. Nosso Fórum Social está aberto para receber e externar posicionamentos que coadunem com este compromisso público assumido pela ABHR, bem como outros assuntos relevantes .

A ABHR convida a todes para a participação neste importante espaço, que tem sido constituído paulatinamente.

Propostas de moções, cartas de apoio ou repúdio aos mais variados temas que se relacionem às temáticas de estudos das religiões e Direitos Humanos podem ser desde já encaminhadas para abhrsudeste2019@gmail.com