2 Simpósio Nordeste da ABHR – Apresentação

Apresentação

Sejam bem vindas/os/es ao 2º Simpósio Nordeste da ABHR / 1º Fazendo Arte da ABHR NordesteGênero e religião: Diversidades e (in) tolerâncias nas mídias. Este evento é uma promoção da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR), e realizado no Centro de Artes e Cultura (CAC) da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), entre 15 e 17 de setembro de 2015.

 

A ABHR, entidade acadêmica de caráter não-confessional e apartidário, tem realizado simpósios desde sua fundação em 1999 em Assis, São Paulo. Em todos os eventos há participação significativa de pesquisadores/as das religiões e religiosidades, provenientes de áreas como História, Antropologia, Sociologia, Ciências da Religião, Comunicação, e outras. A produção científica destes eventos é demonstrada em Anais com comunicações em GTs, e em livros com conferências e palestras em Mesas. A produção da ABHR se estende ao seu periódico, a PLURA Revista de Estudos de Religião.

 

Durante o 12º Simpósio Nacional, em Juiz de Fora (2011), decidiu-se pela criação de seções e eventos regionais que considerassem as especificidades locais no campo acadêmico. A ideia motriz da regionalização da ABHR é a de contribuir para a expansão e consolidação de análises acadêmicas de fenômenos relacionados às religiões e religiosidades em todas as regiões do Brasil, da maneira mais ampliada e democrática possível, proporcionando e estimulando intercâmbios acadêmicos.

 

A estratégia para o aprofundamento destas pesquisas e diálogos está, em um primeiro momento, na realização de Simpósios Regionais, articulados pela Diretoria Executiva Nacional e Coordenações Regionais, e concretizados bienalmente. Às Coordenações Regionais, cabe também estimular o avanço de trocas acadêmicas através de encontros, publicações e parcerias inter-institucionais.

 

A regionalização da ABHR  ocorre em um contexto de horizontalização do conhecimento, a partir de centros acadêmicos que têm surgido e/ou se consolidado no interior das regiões brasileiras, e que têm agregado pessoas interessadas em realizar estudos que têm as religiões e religiosidades como mote. O movimento de regionalização da ABHR coincide com a Estratégia 13.7, da Meta 13, do atual Plano Nacional de Educação (PNE), que vigerá de 2014 a 2024, e que propõe fomentar “a formação de consórcios entre universidades públicas de educação superior, com vistas a potencializar a atuação regional, inclusive por meio de plano de desenvolvimento institucional integrado, assegurando maior visibilidade nacional e internacional às atividades de ensino, pesquisa e extensão”, de acordo com a Lei no 13.052, de 25 de junho de 2014, que entre outras ações, aprovou o novo PNE.

 

Os primeiros Simpósios Regionais da ABHR foram realizados em 2013, nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, sendo que o 1º Simpósio Sudeste aconteceu concomitantemente ao 1º Simpósio Internacional da ABHR e o 1º Fazendo Arte da ABHR, conjunto de atividades artísticas da Associação. O marco inaugurador das atividades da ABHR Nordeste foi a realização do 1º Simpósio Nordeste, entre 28 e 31 de maio de 2013, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

 

O 2º Simpósio Nordeste da ABHR, a ser realizado na UFPE, em 2015, ocorrerá simultaneamente ao 1º  Fazendo Arte da ABHR Nordeste, mostra cultural e artística, e oferecerá, ainda, um Pré-Evento, constituído de passeio turístico e Assembleia Geral Extraordinária, exclusiva para sócias/os/es. Prevê-se ainda, duas atividades de formação para a cidadania, direcionadas respectivamente aos públicos infantil e adolescente, a ABHRinha e a ABHR Jovem.

Além disso, realizaremos uma Reunião Aberta para a elaboração de Carta do Evento em Repúdio à Intolerância, com propostas de ações pacíficas e proficientes. Tal Carta se relaciona com recentes ações da ABHR, como a realização do seu 1º Simpósio Sudeste / 1º Simpósio Internacional, em 2013, que teve como tema as Diversidades e (in)tolerâncias; sua “Carta aberta em repúdio à intolerância religiosa e demais intolerâncias”, publicada em 25 de junho de 2015, data de seu aniversário de 16 anos; e, mais recentemente, a “Carta Aberta Coletiva de Repúdio à Intolerância Religiosa”, proposta pela ABHR e ACRSM, co-assinada pela ABA, ANPUH, ANPTECRE, GTHRR/ANPUH, ISER e SOTER, e publicada em fins de julho de 2015. Ambas as Cartas seguem após essa apresentação.

 

O 2º Simpósio Nordeste da ABHR / 1º Fazendo Arte da ABHR Nordeste pretende apresentar e aprofundar temas associados às (in) tolerâncias, discriminações e/ou violências a diversas pessoas, como fiéis de religiões afro-brasileiras e de novos movimentos religiosos (NMR), a crentes e a descrentes. As reflexões também incidirão sobre os preconceitos em razão de marcadores sociais como identidades de gênero e orientações sexuais, as conexões da religião com a política, deslocamentos identitários e teorias e metodologias dos estudos sobre religiões e religiosidades.

 

A Direção Nacional da ABHR e a Coordenação da ABHR Nordeste gostariam de reforçar suas melhores boas-vindas e desejar que o compartilhamento de experiências durante o evento vise, antes de tudo, um mundo mais acolhedor a todas/os/es. Vamos fazer um bom evento juntas/os/es.

 

 

Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Fo

Presidente da ABHR

Organizador Geral do Simpósio

 

 

Karla Regina Macena Pereira Patriota Bronsztein

Coordenadora da ABHR NE

Coordenadora do Simpósio