Anais do VIII Simpósio da ABHR – UFMA / São Luís (2006)

Anais do VIII Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões

ISBN:

Apresentação

No conjunto dos temas debatidos nos simpósios anteriores da ABHR, as relações entre religião e raça impõem-se como problemática a ser discutida. Os simpósios da ABHR debateram temas como violência, globalização, o urbano e o sagrado, o pluralismo religioso, teoria e metodologia no estudo das religiões. A ABHR se propõe discutir as proximidades e as fronteiras entre as identidades estabelecidas pela colonização, religião e pelas etnias no Brasil, dentro do quadro complexo da sociedade brasileira.

A história religiosa no Brasil sempre esteve estreitamente vinculada à questão racial. As identidades sociais foram reelaboradas pelas variadas etnias que compuseram a sociedade brasileira e que fundamentalmente estavam ligadas às questões religiosas, econômicas e sociais. Sendo assim, as forças atuantes na configuração da sociedade como o Estado e a Igreja, além dos agentes sociais dirigentes da ordem econômica como os grandes latifundiários, construíram esta pluralidade racial/étnica impondo valores e práticas desiguais e discriminatórias.

O resultado foi a constituição de uma sociedade baseada em profundas desigualdades, onde as formas de representação da religiosidade e das etnias se confundem com as formas de dominação, expressas ainda hoje sob variadas formas de racismo.

O pluralismo religioso contemporâneo estabelece, por sua vez, as identidades socialmente construídas e os espaços demarcados por fronteiras complexas. O espaço urbano sob a ordem do capital internacionalizado acentua a complexidade destas identidades e dos lugares que indivíduos e grupos sociais ocupam. As fronteiras estão permanentemente sendo reelaboradas na medida em que os significados destes espaços se modificam. Tal conjuntura afeta diretamente a experiência religiosa que, por sua vez, está imbricada nas questões raciais. O evento discutirá a temática da raça e/ou das etnias e os múltiplos sentidos que os diversos grupos sociais elaboram a partir de referenciais também religiosos. O polêmico tema da raça, portanto, precisa ser atualizado considerando estes diversos usos e apropriações, seja por parte de movimentos de consciência negra, das pastorais católicas, dos cultos afro-brasileiros e da própria mídia em geral.

O centenário da morte de Nina Rodrigues que foi um dos pioneiros nos estudos sobre religião e sobre raças no Brasil parece um momento oportuno para debater na perspectiva científica atual, temas que há mais de um século vêm sendo discutidos em diferentes áreas de conhecimento no Brasil. Nina Rodrigues influenciou profundamente a construção do sistema jurídico e penal brasileiro, bem como políticas públicas compreendidas de corte racista.

O debate em torno da implementação de direitos estabelecidos na Constituição de 1988 (de onde decorrem as propostas de cotas para negros e índios nas universidades públicas) requer dos estudiosos das questões raciais ou étnicas, a contribuição teórica e metodológica relativas às identidades sociais estabelecidas a partir da cor da pele. Políticas públicas do Estado brasileiro, particularmente as de educação e assistência, têm sido forjadas e postas em prática tomando-se concepções de raça que ignoram a multiplicidade de sentidos e implicações que esta palavra contempla.

 

Promoção:
Universidade Federal do Maranhão – UFMA
Associação Brasileira de História das Religiões – ABHR
PPGCS / DEHIS / DESOC
Mestrado em Saúde e Ambiente

Coordenadores:
Prof. Ms. Adroaldo José Silva Almeida
Prof. Dr. Lyndon de Araújo Santos
Prof. Dr. Sérgio Figueiredo Ferretti

Comissão Organizadora:
Prof. Dr. Alexandre Fernandes Corrêa
Prof. Dr. Carlos Benedito Rodrigues da Silva
Prof. Dr. István Van Deursen Varga
Prof. Dr. Luiz Alves Ferreira
Prof.ª Dra. Ednalva Maciel Neves
Prof. Ms. Carlos Alberto Ximendes
Prof.ª Ms. Nelcy Terezinha Zwirtes
Pe. Flávio Marques Colins

Secretaria:
Débora Nunes Vitória Duarte (secretária)
Carlos Eduardo da Silva Colins (estagiário-História)
Joelma Santos da Silva (estagiária-História)
Eva Maria Pereira Souza (estagiária-Ciências Sociais)

Conferências

– Prof. Dr. Ronaldo Vainfas (UFF) – “A Babel Religiosa no Brasil Holandês.”

– Prof. Dr. Kabenguelê Munanga (USP) – “O Conceito de Raça em Nina Rodrigues no mundo científico atual e como é  visto         pelos movimentos negros.”

– Prof. Dr. Alexandre Brasil (UFRJ) – “Pentecostalismo no Brasil: pistas e reflexões motivadas pela leitura de Nina Rodrigues.”

– Profª. Drª. Yvonne Maggie (UFRJ) – “Etnografia das Religiões Afro-Brasileiras em Nina Rodrigues.”

 

 

Textos Completos

Mesas Redondas

(clique no nome do debatedor para visualizar o texto completo)

01 – Representações e Raça no Cristianismo do Brasil – Coord. Prof. Dr. Eduardo Gusmão de Quadros (UEG e UCG) e         Debatedores: Prof. Dr. Ricardo Mariano (PUC/RS); Prof. Dr.Lauri Emílio Wirth (UMESP)

 

02 – Inquisição, Judaísmo e Islamismo – Coord.: Profa. Dra. Maria da Glória Guimarães Correia (UFMA) e Debatedores:Prof. Dr. RonaldoVainfas (UFF); Profa. Dra. Anita Novinski (USP) e Profa. Dra. Georgina Silva dos Santos (UFF)

 

03 – Nina Rodrigues e a Criminologia no Brasil – Coord: Prof. Ms. Carlos Alberto Ximendes (UEMA) e Debatedores: Prof. Dr. Luís AntônioFrancisco de Souza (UNESP); Profa. Dra. Luciana Castro de Paula (UNESP); Prof. Dr. Marcos César Alvarez (USP).

 

04 – Religião e Identidades Étnicas – Coord. Prof. Dr. Alexandre Fernandes Corrêa (UFMA) e Debatedores: Prof. Dr. Marcelo Ayres Camurça(UFJF); Prof ª. Dra. Luitgarde Barros (UERJ); Profª. Dra.Olga Sodré.

 

05 – Entre o Sagrado e o Profano: a Dimensão Festiva da Igreja no Maranhão Colonial – Coord: Profa. Ms. Mabel Salgado Pereira (doutoranda – UFMG) Debatedores: Profª Drª. Maria da Glória Guimarães Corrêa (UFMA) Profª. Ms. Antônia da Silva Mota (UFMA) e Profº. Ms. Raimundo Inácio de Araújo (UFMA)

 

06 – Pluralismo Religioso no Brasil – Coord. Prof. Ms. Adroaldo J. Silva Almeida (UFMA), Debatedores: Prof. Dr. Silas Guerriero (PUC/SP);Prof. Dr. Frank Usarski (PUC/SP); Prof.ª Dra. Leila Marrach Basto de Albuquerque (Unesp/Rio Claro)

 

07 – Saberes e Práticas nas Religiões Afro Descendentes – Coord: Prof. Dr. Álvaro Pires (UFMA) e Debatedores: Profª. Dra. Isabel Cristina Martins Guillen (UFPE)Profa. Dra. Mundicarmo M. F. Ferretti (UEMA);Prof. Dr. Ivaldo Marciano de França Lima (UFF)

 

08 – Religiões Africanas no Brasil: Elementos para uma releitura de Arthur Ramos – Coord: Prof. Ms. Josenildo (UFMA) Debatedores: Prof. Dr. Eduardo Basto de Albuquerque (UNESP)Profa. Dra. Maria Helena Vilas Boas Concone (PUC-SP)Prof. Dr. Milton Carlos Costa (UNESP)

 

09 – Nina Rodrigues e seu Tempo – Coord. Prof. Dr. Carlos Benedito Rodrigues da Silva (UFMA) Debatedores: Prof. Dr. Jocélio Teles (UFBA); Prof. Dr. Vagner Gonçalves (USP).

 

10 – A Trajetória dos Campos Social e da Saúde no Brasil a Partir de Nina Rodrigues – Coord. Prof. Dr. Ângelo Adriano Farias de Assis (UFV), Debatedores: Dra. Fátima Oliveira (UFMG); Prof. Dr. Luís Eduardo Batista (SESSA/Inst. de Saúde); Profa. Dra. Maria Inês Barbosa (SEPPIR)

 

11 – A Concepção do Fenômeno Religioso na Formação da Identidade Étnico, Cultural e Religiosa do Povo Brasileiro – Coord. Prof. Rogério Ferreira Oliveira, Debatedores: Pe. Dr. José Bráulio S. Aires (IESMA); Prof.ª Esp. Anunciação de Maria Saraiva (SEMED)

 

Grupos de Pesquisa

(clique no título do trabalho para visualizar o texto completo)

GP Carismáticos

 

01 – A RCC e a Universidade : o interesse religioso pelo espaço laico -Eduardo Gabriel (Doutorando em Sociologia – USP)

02 – Universitários católicos renovados: a presença do grupo de oração universitário como nova forma de sociabilidade – Alessandra Cristina Rosa (Mestranda da PPCR/UFSF)

03 – Juventude Carismática: o uso ritual dos sentidos – Prof. Ms. Emerson Sena da Silveira (Faculdade Santos Dumont/MG)

 

GP Religião e Modernidade

 

01 – Danças Circulares Sagradas e a Religiosidade Sociologia – Profª Drª. Lúcia Helena Hebling Almeida (UNICAMP E IPAC); Joel Sales Giglio

02 – Passos de Anchieta: o Caminho como (re)significação de expressão cultual e religiosa no Espírito Santo – Profª Ms. Leide Bela de Brito (doutoranda – Ciências da Religião – PUC/SP)

03 – Verdades e Mentiras na Visão Cinematográfica de Bruxaria, segundo Wicca – Isabell Mendonça & Rosilan Piorski – (PUC/SP)

04 – O Tarot e o Tao – Emanuel José dos Santos (graduando – História/UFOP)

05 – A Igreja de Roma e a Diocese de Olinda e Recife no início do Século XX. – Lídia Rafaela Nascimento dos Santos – (graduanda – História/UFPE)

06 – As influências do Direito Canônico – Profª. Drª. Marjone Leite (FTC – Salvador/BA e FACBAC-BA)

07 – Domínio Religioso e Tradicionalismo: modernidade e resistência na Cidade de Pombal no início do Século XX. – Profª. Esp. Helmara Giccelli Formiga Wanderley (FIP-PB) & Pedro Junqueira de Oliveira Neto

08 – Trânsito Religioso: verificação de casos no Distrito Vale do Rio Tocantins da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) – Jonas Rodrigo Becker (graduando – História/UFMA)

09 – O Discurso Religioso na Produção Imagética Urbana na cidade de Salvador na Contemporaneidade – Iraci de Oliveira dos Santos & Priscila Maria de Jesus (graduandas – Museologia/UFBA)

10 – Expressões do Hinduísmo em São Paulo nos Limites da Nova Era: Um Estudo dos Rituais Védicos na Urbe Paulistana – Leonor Morotto (mestranda – Ciências da Religião – PUC/SP)

11 – Entre a Cúria Romana, o Regime Militar e os “Sinais dos Tempos”: Dom Helder Câmara e a participação do espiscopado e dos peritos nordestinos na preparação (1965-1968) da I Conferência do CELAM, em Medellín, em 1968 -Breno Albuquerque Brandão Borges (UNICAP)

12 – Em Que Crêem os Paulistanos: Um Estudo Acerca das Transformações, dos Valores e Crenças dos Moradores da Cidade de São Paulo – Prof. Dr. Silas Guerriero (PUC/SP)

 

GP Religiões Afro-Brasileiras e Kardecismoidade

 

01 – O Estudo das Religiões Afro e do kardecismo entre labirintos e afinidades . Dr. Ângelo Adriano Faria de Assis

02 – Maracatu: Brinquedo e Religião. Alysson de Paula Cavalcante Fraga

03 – O baixo-espiritismo entre os intelectuais do Serviço de Assistência aos Psicopatas do Recife. Ivaldo Marciano de França Lima.

04 – Combatendo o Catimbó: repressão às religiões afro-descendentes no Recife dos anos 1930. Profa. Dra. Isabel Cristina M. Guillen

05 – Recife: Lugar da vigilância ou cidade de estratégias do povo-de-santo. Valéria Gomes Costa

06 – Museu Mefistofélico: o significado cultural do tombamento da coleção museu de magia negra do Rio de Janeiro. Prof. Dr. Alexandre F. Corrêa

07 – A Viagem Fantástica do Rei Sebastião, de Alcacer Kibir ao Terreiro de Mina . Profª. Ms. Taissa Tavernard de Luca

08 – Os Jeje-Nagô da Bahia: um estudo descritivo de cerimônias fúnebres em dois terreiros de Candomblé. Prof. Dr. Hippolyte Brice Sogbossi

09 – Religião: Patologia Social e Mental? As religiões mediúnicas na visão de médicos na primeira metade do séc. XX . Roberta Müller Scafuto Scoton

10 – Considerações sobre Identidade em uma Comunidade Religiosa Afro-brasileira Transnacional. Daniel Francisco de Bem

11 – Mulher, Mãe e Macumbeira: as sacerdotisas da Umbanda. Adilson Rogério do Amaral

12 – Vodus, Luases e Voduns: vínculos e distinções. Profª. Ms. Anaíza Vergolino Hnery

13 – A Festa do Divino enquanto espaço de socialização dos terreiros de Mina de São Luís. Anderson Silva Vieira.

14 – Sessão Astral ou Mesa Branca também se faz nos terreiros de Mina: notas sobre práticas de espiritismo no Ilê Ashé Iemowá . Gerson Carlos Pereira Lindoso

15 – Família de Bandeira: encantados em terreiros de São Luís. Fabrine Pereira de Brito & Ottavio Nava Galvão

16 – Tambor de Borá: a representação de Índio na Mina Maranhense . Jacira Pavão da Silva

17 – Tal é a lei sob o Dedo de Deus. Análise do Movimento Kardecista em Teresópolis-RJ. Prof. Dr. Angelo Adriano Faria de Assis

 

GP Religiosidades e Corporeidades

 

01 – Animar-se no Canto e Dança: cura, fortalecimento e a produção de “alegria” no ritual mbya _guarani_ de reza – Elizabeth Pissolato (doutoranda – PPGAS – Museu Nacional/UFRJ)

02 – Saberes ‘Populares’ e Práticas Terapêuticas na Pajelança: das doenças que atingem o corpo à cura – Christiane de F. S. Mota (mestranda – PPGCS/UFMA)

03 – Simbologia do Corpo no Ritual de Candomblé – Juliana Kujawski Leite de Moraes (PUC-SP)

04 – Corpo, Purificação e Identidade – Prof.ª Ms. Ana Paula de Mesquita Sampaio (Programa Escola da Família/Amparo)

05 – O corpo na Dança de São Gonçalo: elementos da identidade étnica e religiosidade – Wellington de Jesus Bomfim (Mestrando UFRN/SC)

06 – Danças e folguedos de São Luís: corporeidades e a construção da identidade brasileira – Ana Paula de Mesquita Sampaio

07 – Danças Circulares Sagradas e Imagem Corporal – Prof.ª Dra. Lúcia Helena Hebling Almeida (FCM-UNICAMP)

08 – Uma Nova Dimensão de Corporeidade: a influência do Taoísmo e da medicina Tradicional chinesa no trato com o corpo e a mente – Elisabete Bissiato Fantini (Psicóloga – CRIARI – Rio Claro)

09 – A experiência da cura na terapêutica pós-espírita: um estudo de caso do médium Chico Monteiro – Inácio Frade (PPCIR – UFJF)

10 – Corpo, Alma e Energia – Leila Marrach Basto de Albuquerque (UNESP – Rio Claro).

 

GP Ortodoxias e Fundamentalismos

 

01 – Tolstoi, os “Três eremitas” e a tradição da mística ortodoxa – Prof. Dr. Ivan Antônio de Almeida (UFOP)

02 – Confessionalização e Ortodoxia Luterana – Arnaldo Érico Huff Júnior (UFRJ)

03 – Laicos y Religiosos en la Instituición Jabad Lubavitch – Damián Setton (CONICET – Argentina)

04 – Rituais como Agentes de Manutenção Identitária da Comunidade Islâmica em Curitiba – Jakson Hansen Marques

05 – Imaginário Apocalíptico e Espiritualidade Monástica: Estratégias de Conversão ao Cristianismo (século VIII d.C.) – Raquel de Fátima Parmegiani

06 – Gil Vicente: a Literatura Portuguesa e a Intertextualidade Bíblica – Danúbia Aline Silva (UFOP)

07 – Maranhão: o Anúncio do Juízo Final – Cidinalva Silva Câmara (graduanda – História / UFMA)

 

GP Mundo Religioso e a Pós-Modernidade

 

01 – O Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré: turismo religioso em Nazareno/MG – Prof. Dr. José Maria Silva (UNICAP/Juiz de Fora-MG) Karoline Carvalho de Freitas (Bacharel-Turismo/Faculdade Santos Dumont-MG)

02 – Cristo Jesus, o iniciador da humanidade– Eduardo Truhlar Martins (UFOP)

03 – Pós-Modernidade como Fim dos Tempos: A Recepção da Hipermodernidade no Meio Evangélico Brasileiro – Prof. Dr. José Maria Silva (UNICAP/Juiz de Fora-MG)

04 – Mercado Religioso Tupiniquim – Prof. Dr. José Maria (UNICAP/Juiz de Fora – MG)

05 – Lola: Devoção Popular nas Franjas do Catolicismo – Prof. Dr. José Maria Silva & Emerson Sena da Silveira (doutorando- PPGCR/UFRJ)

 

GP Igreja Católica no Brasil

 

01 – Entre o Céu e a Terra: Dilemas da Clausura Feminina entre Pernambuco e Portugal – Prof.ª Dra. Suely Creusa Cordeiro de Almeida(UFRPE)

02 – Os Filhos e Enteados de Francisco de Assis: a Construção da Identidade Religiosa da Família Franciscana – Prof. Dr. Antônio Pimentel Pontes Filho(UFSE)

03 – Considerações sobre o Espaço de Mariana, o bairro de ‘Sant’anna’ – Diogo Fonseca Borsoi (graduando – História/UFOP)

04 – A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Olinda e seu prestígio social e político em Pernambuco – André Marcelo de Santana (UFRPE)

05 – As Irmandades do Rosário no Pernambuco Colonial – Raquel Cristiane Muniz Florêncio(graduanda-História/UFRPE)

06 – A Palavra e Os Livros. Da difusão do rigorismo na Igreja do mundo português da segunda metade do século XVIII – Prof. Dr. Evergton Sales Souza (UFBA)

07 – Redentoristas Holandeses em Juiz de Fora, normalização em cursos – Valéria Leão Ferencini (UFRJ)

08 – Um Romanizador do Catolicismo Brasileiro: Silêncios e conflitos na administração de D. José Thomaz na Diocese de Aracaju (SE)- 1911-1917– Prof. Dr. Antonio Lindvaldo Sousa/UFS

09 – Catolicismo e Práticas Rituais Afrodescendentes: A Ação da Igreja Católica em duas Comunidades Negras – Welner Silva Lima (UFMA) e Raimunda Daniella dos Santos Dourado (UFMA)

10 – Ação Católica: a Igreja em Movimento – Gilcéia Freitas Magalhães(UFOP)

11 – Política, Religião e Prática Pedagógica nas origens do Movimento da Educação de Base-MEB – Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa(UCB)

12 – Os Círculos Bíblicos Vistos a Partir de Uma Aproximação com a Psicologia – Willian César de Andrade (UCB)

13 – Mulher, Católica e Militante: os 15 Anos de História da Pastoral da Criança e do Menor em Mariana (1988-2003) – Diego Omar da Silveira(graduando-História/UFOP)

14 – A Estrutura Organizacional da Igreja Católica e a Gestão de seu Patrimônio Material Imobilizado: Um Estudo de Caso Descritivo na Diocese da Campanha – MG – Hermínia Maria Firmeza Bráulio(CNEC – FACECA- MG)

 

GP Protestantismos e Pentecostalismos

 

01 – A Igreja Anticomunista: Representações Políticas dos Batistas em Feira de Santana (1964-1980) – Luciane Silva de Almeida (graduanda- História/UFRPE)

02 – De Pastores a Feiticeiros: a Historiografia do Protestantismo Brasileiro (1950-1990) – Ms. Tiago Hideo Barbosa Watanabe (UMESP)

03 – Pentecostalismo e Neopentecostalismo: Conversão Maximalista e Conversão Minimalista – Prof.ª Ms. Jacyara Pereira Lopes de Melo(DESOC/UFMA)

04 – Evangélicos e Literatura de Fantasia no Brasil: uma Relação em Busca de Entendimento – Prof. Dr. Carlos Ribeiro Caldas Filho (PPGCR-Mackenzie/SP)*

05 – “Pare de Sofrer”: uma Reflexão Sobre as Práticas Religiosas da IURD – Eduardo Rangel Guerra (graduando-História/UFRPE)*

06 – A Bíblia e a Formação de Leitores no Pentecostalismo – Prof. Gerlandy Leão da Silva (Biblioteconomia/UFMA)

07 – Os Batistas na Bahia: Questões Étnicas e Sociais – Prof.ª Dra. Elizete da Silva (UEFS-BA e UFBA)

08 – Conversão e Ruptura Cultural em Feira de Santana entre 1980 e 1990 – Zózimo Antônio Passos Trabuco – (graduando-História/UEFS-BA)

09 – Comida, Veículo do Mal:”Interdições” Alimentares entre Neopentecostais – Prof.ª Dra. Lívia Alessandra Fialho Costa (UNEB e Mestrado/UCSAL) e Prof.ª Dra. Christine Jacquet (UEFS-BA e Mestrado/UCSAL)

10 – Metodismo e Educação: a Formação do Tecido Social do Interior Paulista – Prof. Dr. Vasni de Almeida (UFT)

11 – Mídia e Identidades Evangélicas: Uma Perspectiva Comparada entre Brasil e Estados Unidos – Karina Kosicki Bellotti (doutoranda-PPGH/UNICAMP)

12 – Pentecostalismo: Espaço e Poder – Jean Carlos Rodrigues (doutorando-Geografia/UNESP de Presidente Prudente)

 

GP Religião e Política

 

01 – A Religiosidade, o Medo e o Poder na Sociedade Medieval Portuguesa – Prof. Dr. Sidinei Galli (UNESP)

02 – Alguns Elementos para o Entendimento das Relações entre Religiões e Políticas em Cascavel (PR) – Antônio Pimentel Pontes Filho e Tiago Raizel (UNIOESTE)

03 – “A CNBB não quer ter mais donos”: mudanças de rumos da Conferência Nacional de Bispos do Brasil a partir da Assembléia de 1964, em pleno Concílio EcumênicoVaticano II -Solange Maria da Silva (UFPE) & Luis Carlos Marques (UNICAP)

04 – Os Intelectuais Católicos e a Ação Integralista Brasileira em Pernambuco (1932 – 1937) – Carlos André Silva de Moura (UFRPE)

05 – Entre Cristo e Marx – Grimaldo Carneiro Zachariadhes (UFBA)

06 – Entre o Céu e o Inferno: A (des)construção da Imagem Civilizadora da Igreja Católica no Desbravamento do Interior da Paraíba – O Caso de Pombal – Helmara Giccelli Formiga & Pedro Junqueira de Oliveira (Faculdades Integradas de Patos – PB)

07 – Virtuosismo Religioso e Política – Carlos Ângelo de Meneses Sousa (UCB)

08 – O Retrato do Mito: a aceitação popular de Tiradentes como mártir – Camila Machado Menezes (UFOP)

09 – Estratégias Argumentativas dos Candidatos Evangélicos nas Eleições Presidenciais de 2002 – Uma Sobreposição de Domínios – Débora Martins da Costa Barbosa Santos (UFOP)

10 – Em Nome de Deus: fé e política nos movimentos messiânicos da Primeira República – Maria Edith Maroca de Avelar Rivelli de Oliveira (UFOP)

11 – Formação de Liderança e Manipulação de Carisma: pontos a partir de um Trabalho Etnográfico junto à Pastoral da Criança do Município de Araucária – Jeulliano Predoso de Lima (UFPR)

12 – Aldeamentos Jesuítas e Política Colonial na Bahia (Séc. XVIII) – Fabrício Lyrio Santos (UEBA)

13 –Católicos e Integralistas no Brasil e em Portugal – Giselda Brito Silva (UFRPE)

14 – A Integração da Amazônia no Discurso do Governo Militar e no Discurso dos Missionários da Junta de Missões Batista: projetos em Curso nos Anos 70 – Catarina Maria Costa dos Santos (UFPA)

15 –Projeto Cultura Comunitária – Cláudia Fontes (UFMA)

16 –Pensar o Político: contribuição de um estudo de caso (os Mucker) na pesquisa dos movimentos sócio-religiosos brasileiros (1868-1934 ) – Carolina Padoin Canazaro (UFRGS)

17 – Sincretismo Religioso na Formação das Minas Gerais – Túlio César Pêgo Almeida (UFOP)

18 – A Quarta Cruzada e o Oriente – Luana Gilmara Tozato(UFOP)

19. As Relações entre o Núncio Apostólico no Brasil e o Arcebispo de Olinda e Recife, Durante os Primeiros Anos do Regime Militar (1964-1969) – Luis Henrique de Oliveira e Luna ( História – UNICAP)

20. O Santuário e o Anticomunismo Católico na Conjuntura (1935-37) – Marco Antônio Machado Lima Pereira – (UFOP)

21. Religião e Revolução: um Estudo de Caso Brasileiro – Wellington Teodoro da Silva (PUC-Minas)

 

GP Devoção Popular

 

01 – Ex-Votos Mineiros Setecentistas e a Medicina: representações de fé e cura da devoção aberta (Uira abertifina.) – Wallinson Antônio Pereira (UFOP)

02 – Considerações Históricas Sobre a Cerimônia de Ação de Graças: TE DEUM – Débora Cazelato de Souza (UFOP)

03 – Arthur Ramos e as Devoções Populares Brasileiras – Prof. Dr. Eduardo Basto de Albuquerque (UNESP)

04 – Mulheres Negras, morte e devoção de Goiás no século XIX – Janira Sodré Miranda (UCG/UnB)

05 – “A força que mora n’água não faz distinção de cor”: uma Reflexão sobre o Sincretismo no Brasil – Prof.ª Ms. Cláudia Cerqueira do Rosario (UNIRIO)

06 – O Santuário de Nossa Senhora das Graças em Pernambuco (Frei Damião): um estudo histórico da devoção – Leda Cristina Correia da Silva (UFPE)

07 – O Lugar da Devoção: Materialização da Fé na Colina do Bom-Fim – Profa. Ms.Mariely Cabral de Santana (UFBA/UNYAHNA)

08 – Devoção a Iemanjá na Bahia de Todos os Santos – Profa. Dra. Edilece Souza Couto (UFBA)

09 – O presépio: na cultura e religiosidade baiana – Livia Maria Baêta da Silva (UFBA)

10 – Problematização de Folhetos e Visualidade de Festas Religiosas na Literatura Popular – Ludimila de Oliveira Barros (UEFS-BA)

11 – A Imagem e o Vagão: o(s) Sentido(s) dos Símbolos na Devoção a Nossa Senhora Aparecida do Vagão Queimado – Maurício de Aquino (UNESP/Assis)

12 – Conhecendo as Benzedeiras de Goiabeiras do Velho – Jamilda Alves Rodrigues Bento (CEFET-ES)

13 – O Dever Poético das Devoções: Esboço de uma Teoria Diferencial – Prof. Dr. Eduardo Gusmão de Quadros (UEG)

14 – Negros em Belo Monte: Notas Acerca de uma Questão Encoberta – Vanderlei Marinho Costa (UFBA)

 

GP Religião e Família

 

01 – A Família e a Reestruturação da Igreja: Alguns Aspectos da Doutrina Católica Sobre a Família (1890 – 1934) – Prof. Ms. André Luiz Caes (UFG)

02 – Entre o Sangue e a Alma: Inquisição e Desestruturação Familiar no Brasil Colonial – Prof. Dr. Angelo Adriano Faria de Assis(UFV)

03 – Escravo Também Casava: as Uniões Oficializadas pela Igreja na São Luís do Século XIX (1870 –1888) – Prof.ª Ms. Cristiane Pinheiro Santos Jacinto(CEFET-MA)

04 – Família e Casamento em Goiás entre os Séculos XVIII e XX – Prof.ª Dra. Maria da Conceição Silva (UFG)

05 – Casamento na Freguesia de Santo Antônio do Recife no Limiar do Século XVIII – Gian Carlo de Melo Silva(UFRPE)

06 – Ritos da Vida e da Morte na Freguesia de Santana do Seridó (Rio Grande do Norte – século XVIII e XIX) – Prof. Ms. Muirakytan Kennedy de Macedo (UFRN)

07 – Uniões Impedidas: Igreja e Casamento no Maranhão Oitocentista – Lúcia Nonata do Nascimento (graduanda – História/UFMA)

08 – Má Educação e Maus Exemplos: O Discurso Pedagógico-Moral Do Padre Alexandre de Gusmão S. J. (1629-1724) – Lais Viena de Souza(Mestranda-PPGHS/UFBA)

09 – O Discurso (Anti) Modernizante Da Igreja Católica: Pombal (1920-1939) – Helmara Giccelli Formiga Wanderley (Especialista em História do Brasil – Faculdades Integradas de Patos – PB)

 

Religião e Sociedade no Mediterrâneo Antigo

 

01 – O Fenômeno da Morte na Grécia Antiga – Mariana Zanchetta Otaviano (UFOP)

02 – Bast: Uma Abordagem da Religião no Egito Antigo – Ariadne Ketini Costa (graduanda-História/UFMA)